Esqueça um Livro: O desapego Literário!


Oi gente! Me perdoem a ausência aqui, mas é que eu estou trabalhando (Sim, como jornalista em uma área que é extremamente apaixonante!) e aí o meu tempo para o blog diminuiu drasticamente. Com a volta ás aulas, consequentemente o meu tempo ficará menor ainda. Mas eu não vou abandona - los ok?!

Já ouviram falar do projeto "Esqueça um livro: O desapego Literário"? Foi uma iniciativa feita por Felipe Brandão: Jornalista, blogueiro e colunista de literatura e atualmente trabalha no Marketing de uma Editora.

Ele conversou aqui com a equipe do "Vou te Contar Sobre Livros" e falou um pouco a respeito desse projeto tão bacana e que, na minha opinião, deveria ser aderido pelo país inteiro! As fotos são da fotógrafa Camila de Oliveira. Confiram!

VTSL: Quando você sentiu necessidade de criar o projeto?

Felipe: Eu já conhecia o conceito BookCrossing e sempre tive vontade de fazer algo parecido. Em abril do ano passado vi que minha estante estava repleta de livros e ao invés de comprar uma nova, resolvi desapegar dos livros que tinha. Criei uma página no facebook para divulgar minha experiência e encontrar novos "esquecedores". Foi então que o projeto começou a crescer.

VTSL: Qual a sua maior inspiração?

Felipe: O que me move é a possibilidade de fazer a diferença. Quando olho pra trás e penso no caminho que escolhi, penso também que muitas pessoas não têm a chance de trilhar seus próprios caminhos. Espero que o "esqueça um livro" alcance novos leitores e que estes leitores possam ser impactados pelo poder das palavras. Que eles possam através da leitura criar coragem para viver seus sonhos, independente da situação em que vivem.

VTSL: Você já pesquisou se existe essa iniciativa em outro país?

Felipe: O BookCrossing surgiu nos EUA em 2001 e logo se espalhou pelo mundo todo. Vi projetos parecidos na Argentina, Londres, Itália e outros lugares também. Na França tem livros disponíveis nos pontos de ônibus e a última vez que estive na Alemanha também vi disponíveis nos trens. Este conceito de esquecer um livro para alguém é uma corrente do bem que tem se espalhado por todos os lados e fico feliz em fazer parte.


VTSL: O que é o dia do esqueça o livro? O que essa data mudou na sua vida?

Felipe: Criei o dia do Esqueça um livro, 25 de janeiro, com o objetivo de chamar a atenção para o projeto e ainda mais para a leitura. Quando criei a ação na paulista não esperava que fosse mobilizar tantas pessoas. Tanto que pedi para que meus amigos fossem sem falta, pois estava com medo de ninguém ir. Fiquei extremamente emocionado com a quantidade de pessoas que apareceram e ainda mais com os eventos que aconteceram em outras cidades, por iniciativa dos seguidores da página.

VTSL: Como você enxerga a situação literária no nosso país?

Felipe: Todas as pesquisas que leio a respeito da leitura no país mostram que o brasileiro têm lido menos. No entanto, cada projeto espalhado pelo Brasil, por mais simples que possa parecer, pode fazer a diferença. Acredito que estamos no caminho certo e que por mais longa que seja a caminhada, vamos conseguir transformar o país.

VTSL: Deixe uma mensagem especial para os leitores do "Vou te contar sobre livros."

Felipe: A gente quer esquecer um monte de coisas, né? Eu mesmo já quis esquecer vários momentos ruins, mas a gente esquece que também são esses momentos que nos moldam e nos fazem ser aquilo que somos. Então, o jeito é aprender com cada momento da vida. Esquecer somente livros, bons livros, pois faz um bem danado! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Vou te contar sobre livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Hale Mandatto.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo