Resenha: A culpa é das Estrelas




Hazel Grace é uma das principais personagens do livro. Adolescente em estado terminal de câncer na tireóide, descobriu a doença aos 13 anos.

Sua mãe achando que sua filha está com depressão, a obriga frequentar um grupo de apoio que acontece todas as quartas feiras no porão de uma igreja episcopal. 

Quando Green fala dos lugares onde a história se passa (Em especial dentro da igreja) ele mostra uma riqueza de detalhes tão grande, que nós dá a sensação de estarmos no lugar.

"A reunião acontecia toda quarta feira no porão de uma igreja episcopal - uma construção no formato de cruz com paredes de pedra.Nós nos sentávamos em uma roda bem no meio da cruz: onde os dois pedaços de madeira  um dia se cruzaram,onde esteve o coração de Jesus." (P. 12)
Conforme foi frequentando o grupo, a garota conhece Isaac, que ficou cego também por conta do câncer. Em uma dessas idas, ele levou o amigo Augustus Waters, por quem Hazel logo se apaixona.

Durante a leitura, o que mais chamou minha atenção foi a maneira como os dois se relacionam, sempre de uma forma fofa.


- Podemos nos ver de novo? – perguntou , e havia um nervosismo fofo na voz dele.
Sorri.
- Claro
- Amanhã?
- Paciência, Gafanhoto - aconselhei - Assim vai parecer que você está ansioso demais.
- Exatamente. Foi por isso que falei "amanhã". Quero ver você de novo hoje à noite. Mas estou disposto a esperar a noite toda e boa parte do dia de amanhã.
Revirei os olhos
- Estou falando sério. - ele disse.
- Você nem me conhece direito - Peguei o livro de dentro do console - que tal eu ligar para você assim que acabar de ler isto?
- Mas você não sabe qual é o número do meu telefone - ele disse.
- Tenho motivos para acreditar que você anotou o número no livro.
Ele abriu aquele sorriso meio bobo.
- E você ainda diz que a gente não se conhece direito." (P. 39/40)



No fundo, o que une o casal não é apenas o câncer, mas sim o fato dos dois gostarem de ler. O livro que causou tudo isso foi Uma aflição Imperial, escrito por Peter Van Houten. A garota acha o autor um gênio, por conseguir descrever muito do que ela sente.


"UAI" é sobre uma menina chamada Anna e sua mãe de um olho só - uma paisagista obcecada por tulipas.As duas levam uma vida típica de classe média baixa numa cidadezinha da Califórnia, até que um dia a Anna é diagnosticada com um tipo raro de leucemia." (P. 50)


"UAI" foi o único livro escrito por Peter Van Hounter, e tudo o que as pessoas pareciam saber a respeito do autor era que depois do lançamento do livro ele se mudou dos Estados Unidos para Holanda e passou a viver recluso." (P. 52)


Enquanto eu lia, um fato me marcou muito: Hazel fala várias vezes a respeito da morte.


"Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá?" (...) Só quero ficar longe das pessoas, ler livros, pensar e ficar com vocês dois [os pais de Hazel], porque não há nada que eu possa fazer para não ferir vocês; vocês estão envolvidos demais, por isso me deixem fazer isso tá? Não estou deprimida. Não preciso sair mais. E não posso ser uma adolescente normal porque sou uma granada" (P. 95)


Vou deixar aqui como curiosidade pra vocês, algumas capas de "A Culpa é das Estrelas" em outros países:

Espanha
Portugal
FanArt
Coréia
Noruega
Itália
























E vocês, qual capa gostaram mais?

2 comentários:

  1. Ainda não tive o prazer de ler uma obra do autor, mas como você bem sabe, tenho muita curiosidade. Tenho quase certeza que vou me encantar com a escrita, apesar de nem ser o meu gênero favorito. Sabendo que você gosta tanto dele, minha curiosidade apenas aumenta rs
    Em relação as capas, não gostei muito não :x Prefiro a capa original.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ricardo, você vai se encantar com a escrita, ele é fantástico. Mas eu sou a pessoa mais suspeita do universo pra falar das obras dele, então é melhor você ler assim que tiver tempo. Fico feliz em saber que está curioso por ler um dos meus livros preferidos. Depois quero saber sua opinião tá?

      Excluir

© Vou te contar sobre livros - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Hale Mandatto.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo